Nesta postagem vamos voltar a falar de Caloi e também de Montain bike. Valos trazer um pouco da história da maior rival da Monark Ranger, a Caloi Cruiser.
Bem-vindo ao post no seu blog. Use este espaço para conectar-se com seus leitores e com seus clientes potenciais de uma forma atualizada e interessante. Pense nisso como uma conversa na qual você pode compartilhar atualizações sobre o negócio, tendências, notícias e muito mais.
" Podemos dizer que a Cruiser foi a Montain bike pioneira no Brasil. Este tipo de bicicleta nasceu em 1977, na Califórnia, onde os jovens Joe Breese, Gary Fisher, Charlie Kelly, Eric Koshi e Charlie Cunninghan adaptaram suas bikes de estrada para subir o Monte Talmapais, em São Francisco. A primeira Montain Bike de série surgiu em 1980, fabricada pela Empresa Specialized e lançou o modelo Stumpjumper (pula toco). ".
📷
A Caloi se mostrou antenada a esta nova tendência de mercado e lançou a Cruiser em 1984, como um modelo da família Caloicross, modelo seta, sendo chamada como Caloi Cruiser Light, que compartilhava peças da Caloicross extra light.
Segue, abaixo, componentes deste modelo da Cruiser:
PNEUS CITY CROSS
MESA WIN CALOI
MANETES E FERRADURAS DIA-COMPE
MANOPLAS / PUNHOS CALOI
QUADRO SETA COM CAIXA 50MM
PEDIVELA DOIS LADOS E COROA SUGINO
PEDAIS KKT
CATRACA + CAMBIO + TROCADOR DE MARCHAS SUNTOUR
CUBOS SUNSHINE
AROS ARAYA 26″
📷
Para os anos de 1985 e 1986 o padrão das peças continuavam os mesmos, de excelente qualidade, com mudanças nos grafismos dos adesivos e adotando novo quadro, seguindo exemplo das Caloicross aros 20″.
📷
Em 1987 a Cruiser perde um pouco do seu glamour, passando a utilizar, em alguns modelos, componentes de ferro, em substituição as de alumínio anodizado.
📷
Passou a utilizar aros de aço de medidas um pouco maiores, iguais da Barra Forte. Os pneus que vinham na época eram os Levorin comuns de cravo, todo terreno, que são fabricados até hoje, nas medidas 26 X 1.1/2.2 (650B – 584mm). Modelos de Cruiser como a TX, Safari, Montana, etc, vinham com esse aro maior.
O câmbio e alavanca era o Dimosil. Os freios são comuns, tipo ferradura side pull. A Cruiser Montana, um dos modelos que surgiram à partir de 1987, usavam o mesmo conjunto de freios de alumínio Dia Compe das Caloi Cruiser Light e das Caloicross Extra Light, mas com aros maiores.
A Caloi fabricou algumas Cruiser de quadro chato, com 2 furos para colocar a ferradura de freio. Dependendo do tamanho da roda, colocava-se a ferradura no buraco de cima ou de baixo. Para roda grande, a ferradura ficava no buraco de cima; já nas rodas tradicionais de 26″ colocava-se a ferradura no buraco de baixo, já que era menor. As Manoplas eram Caloi de plástico e não eram confortáveis.
Em 1988 não tiveram grandes mudanças na Cruiser, mas a bicicleta, ao lado da Monark Ranger, debutavam no primeiro evento, o 1º Mountain Bike Cup Fazenda Hotel Jatahy, organizado por Marcos Ripper, em Paraíba do Sul – RJ, a coisa toda explodiu no país.
Em 1989 a Caloi resolve investir neste novo segmento de mercado, patrocinando o 1º Cruiser das Montanhas de Campos do Jordão. Foi no mês de julho, com 50 bicicletas Cruiser Montana 5 marchas e um sucesso absurdo! Renata Falzoni e J.B fariam a primeira prova ainda em 1988. Partiram para uma Copa (Halls-Lâminas Schick) que foi um dos pontos altos de todo o ano de 1989.
Em 1989 surgi o modelo Croma, uma das mais populares versões da Cruiser do começo dos anos 90. Vinha com modelos com sem marchas.
Junto com a Cruiser Croma a Caloi lança também uma versão feminina da Cruiser, a Ventura. Os modelos poderiam vir com aros 24″ e 26″ e fizeram enorme sucesso.
📷
As Cruiser se tornaram modelos de entrada da marca, no segmento das Montain bikes, onde agora o carro chefe da Caloi eram os modelos Aspen e Aluminum.
Nessa altura dos anos 90 a Cruiser e também a Ranger já contavam com concorrência estrangeira. O mercado foi invadido à partir de 1992 por modelos importados, como a Roice Union e a Savoy, assim como novos fabricantes nacionais, como a Sundown, que acirraram a disputa no segmento, que estava em franco crescimento.
📷
A Cruiser e suas versões deixaram de ser produzidas em meados dos anos 90, pois o mercado, na ocasião, buscava modelos mais sofisticados.
Tenho uma relíquia dessa.